Dicas valiosas

15 Sites Legais 

 Indico 15 sites legais que podem merecer a sua atenção.
  1. ExtremeWebsiteTraffic - Compre tráfico internacional qualificado para seu site
  2. YouTomb - Vídeos que foram banidos do YouTube por algum motivo
  3. Woxikon - Traduza palavras para 7 idiomas instantaneamente
  4. Online Image Converter - Converta formatos de imagens (BMP, JPG, ICO, PNG, GIF) pelo website, sem precisar de qualquer programa
  5. World Clock - Aplicativo em Flash que mostra em tempo real estatísticas do mundo, como população total, nascimentos, infecções por HIV, câncer, espécies extintas, carros produzidos, mortes, suicídios, etc. Dá pra escolher o período analisado: ano, mês, semana, dia e o mais legal de todos, o AGORA.
  6. FutPédia - várias estatísticas do futebol brasileiro, como total de confrontos entre dois times, detalhes históricos de jogadores e times, etc.
  7. Sharebee - Envie e hospede arquivos no MegaUpload, RapidShare, ZShare e Badongo de uma vez só
  8. ZoomClouds - Exiba uma nuvem de tags de postagens de seu blog
  9. Climatempo - Saiba a previsão de tempo para os próximos dias na sua cidade, com quantidade de chuva prevista, umidade, etc.
  10. Whois - Saiba detalhes de um IP qualquer
  11. OldApps - Baixe versões antigas de programas como MSN, Real Player, ICQ, Nero, Firefox e muitos outros
  12. Winamp Plugins - Baixe plugins para o player Winamp
  13. Dasound - Centenas de programas de áudio para download
  14. Gratis.com.br - Programas gratuitos para download e outras coisas
  15. Blogger - Crie um blog gratuito no Blogspot e apareça para o mundo                                                         

BACKUP: INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE BACKUP

Recentemente tive que trocar um HD do meu micro que simplesmente parou de funcionar (provavelmente será um outro artigo pois é um caso bem interessante), e aproveitei para migrar para o Windows 7 e atualizar alguns outros programas (MS Office, Thunderbird, etc), e comecei por restaurar o que podia dos meus backups.
Em cima desse caso, vou ver se preparo alguns artigos especificos sobre backup. O que fazer, programas, que arquivos manter backup, automatização, etc... Enfim, quem já passou por uma "atualização de disco traumática", ou atualização de sistema, ou qualquer outra necessidade de recuperar arquivos e programas sabe o quão chato é saber que alguma coisa você tinha esquecido de manter uma cópia, e agora não tem como recuperar.
Para complicar, muitas pessoas atualmente trabalham em home office, o local de trabalho é em algum comodo de casa ou próximo, ou trabalham em pequenas empresas, o que normalmente implica em não haver um "departamento" da empresa (e técnicos) específico para acompanhar problemas como backup ou recuperação de dados.
A solução para a maioria dessas situações é utilizar um bom programa de backup, automatizar ao máximo as rotinas de backup, e claro, utilizar um local SEGURO para armazenar o backup.
Mas... para ficar "realmente" precavido, é bom primeiro você "planejar" o seu backup, ou seja:
  • O que deve ser copiado?
  • Que programas?
  • Que dados?
  • Frequencia do backup
  • Local de backup
Enfim, gaste uma horinha, coloque tudo no papel, anote tudo! E depois é só procurar os programas necessários, o hardware necessário e criar uma ROTINA (seja de forma automática pelo sistema ou mesmo manual com um lembrete de papel para você não se esquecer)!
O mais importante é: esteja CERTO de tudo que você quer manter seguro, periodicamente reveja seus conteúdos, e SEMPRE lembre-se de manter o backup atualizado.
Bom, vamos então à parte prática:
QUE TIPO DE BACKUP?
Parece simples de responder: o que manter backup, mas nem sempre é assim.
IMAGEM DE DISCO:

A maneira mais SIMPLES que temos na decisão "do que" manter backup é: TUDO! Ou seja, sistema, programas, dados, etc.
Esta solução (backup de tudo), funcionará na maioria dos casos! Ela consiste em fazer um backup "TIPO IMAGEM DE CONTEÚDO" do HD, ou seja, é criada uma imagem física do seu HD em outro HD ou em um arquivo, utilizando ou o próprio hardware ou programas específicos para isto como o Norton Ghost ou o Drive Image ou mesmo o Clonezilla(este freeware) dentre outros. O Windows 7 já oferece um backup na sua ferramenta nativa de backup (confesso que ainda não testei, mas em breve irei fazer isto como um artigo, pois se funcionar bem, é menos um programa para instalar).



A grande vantagem desta solução é que você simplesmente garante que terá um sistema no ar quase que instantaneamente se houver algum problema no seu disco.
A grande desvantagem é que este tipo de backup funcionará somente para restaurar em um sistema de hardware IDENTICO, ou seja, se a sua placa mãe pifar, e você for instalar uma nova, esta solução não irá atender. Do mesmo modo, se você for fazer algum "upgrade" (de SO ou de programa), ela também não irá atender.
Outro problema é que você terá o desperdício praticamente de um disco (ou do espaço correspondente a um no caso de programas de imagem de HD), para poder manter este backup.
BACKUP SELETIVO DE DADOS:

Esta maneira é a que dá mais trabalho, porém permite que você seletivamente escolha o que deseja manter cópia e fazê-lo com uma periodicidade adequada. No caso de um upgrade de programa, de sistema operacional, de placa-mãe, esta será a unica maneira que permitirá restaurar o conteúdo numa máquina totalmente nova, com novo hardware diferente do anterior.
Basicamente você selecionará o que deseja fazer backup (arquivos de dados, emails, configurações, etc), e utillizar um programa para fazer este backup para você.
Dentre alguns destes programas, um dos que mais gostei foi o Cobian Backup (para Windows, que uso atualmente e depois irei fazer um artigo sobre ele), que permite que você automatize seu backup, roda como serviço imperceptivel para o usuário comum e garantindo backup de várias maneiras, mas tem também o EZ Backup e o BackRexx dentre outros.
É muito interessante também para home offices ou pessoas que lidam com imagem e vídeo, e utilizam dispositivos externos para armazenamento de seus arquivos de imagem e vídeo em backup.
BACKUP INTEGRADO:
Para quem deseja realmente estar seguro, no caso de pessoas com grande quantidade de conteúdo ou dados e com necessidade de garantir estar sempre com máquina funcionando, a opção a adotar (eu pessoalmente estou pensando em adotá-la no meu micro principal) é fazer OS 2 backups ao mesmo tempo, ou seja... fazer um backup TOTAL do seu HD (imagem do HD), periodicamente (semanalmente ou quinzenalmente), e backup dos dados seletivamente mais periodicamente (diariamente ou coisa parecida). Dessa forma, se o HD "pifar", pode rapidamente voltar a ativa, e restaurar se necessário por cima da imagem, o conteúdo seletivo.
QUE CONTEÚDO FAZER BACKUP:
Bom, no caso de backup seletivo é necessário decidir do que fazer backup, e achar o que deseja dentro do seu Windows (infelizmente nem sempre é muito claro onde estão armazenados os conteúdos dentro do seu sistema).
  • EMAILS: Se você usa um programa cliente de emails como o outlook ou o thunderbird, o ideal é você utilizar um programa de backup específico para ele. Você encontrará aqui mesmo na área de dicas ou na área de indicação de programas no site, algumas opções. O bom destes programas é que copiam tudo: emails, configurações de contas, filtros, etc.
  • DOCUMENTOS: Normalmente no Windows eles ficam guardados na pasta "Meus Documentos". É interessante também você ter uma pasta específica onde você passe a guardar os seus documentos do dia a dia.... facilita depois para definir o conteúdo do backup.
  • EMOTICONS: Para quem usa MSN, e usa muito emoticons, etc., usar um programa para copiá-los, ou fazê-lo manualmente para uma área de backup
  • FAVORITOS do navegador. Ao longo do tempo normalmente vamos guardando vários endereços de sites nos favoritos. Se tiver que reinstalar num sistema zerado, pode ser dificil de lembrar algum site mais escondido que tinha sido guardado
  • USUÁRIOS E SENHAS: hoje em dia temos que guardar uma infinidade de informações de usuários/emails e senhas que usamos nos diversos sistemas existentes na internet (facebook, orkut, youtube, gmail, fóruns, twitter, etc... e por aí vai). O ideal para estes casos, é você utilizar um programa gerenciador de senhas (tipo o RoboformKeepass, dentre outros)
  • PROGRAMAS ESPECÍFICOS: Alguns programas permitem que a configuração do mesmo seja "exportada" para um arquivo XML (por exemplo), como é o caso do programa cliente de FTP Filezilla dentre outros, assim, verifique nos seus programas quais possuem esta opção pois podem não estar sendo guardadas no diretório do usuário no Windows.
  • DICIONÁRIOS ESPECÍFICOS e MOLDES DO OFFICE: Normalmente armazenados em diretório especifico de cada usuário. O ideal é copiar TODO o diretório do usuário no Windows ou no caso de usar programas específicos de backup, selecionar o que deseja.
  • ROTINAS: No caso de alguns programas como Adobe Photoshop, e outros, é possível a criação de rotinas para processamento em batch ou para automação. Caso você utilize estas facilidades, lembre-se de realizar backup destas rotinas também.

ONDE FAZER BACKUP:
Bom, acima vimos algumas informações sobre tipos de backup, programas, conteúdo a realizar o backup, mas ficou faltando ONDE fazer o backup.
Antigamente pensava-se em dispositivos removíveis para backup (diskette, fita, zip-disc, CD, DVD, etc). Atualmente já poucos se utilizam destas opções, basicamente por 2 razões: deterioração da Mídia (estas mídias em alguns anos ficam inutilizadas), e capacidade da Mídia (o crescimento dos sistemas e dados, requerem backups cada vez maiores com 10, 20, 30 ou mais Gigabytes).
Atualmente a principal opção que é utilizada são Disco adicional dentro do próprio gabinete do micro e Discos Externos para backups grandes e pen-drives ou cartões de memória para backups menores. A Apple atualmente automatizou essa operação de backup com o opcional "Time Capsule", que consiste em um Disco Externo e um Software que realizam o backup para o usuário do sistema Mac OS.

Na opção de Discos Externos gerais, você encontrará discos externos já montados, ou pode colocar um HD num gabinete externo (aqui na área de dicas você encontrará artigo sobre case externo para disco).
Não dá para descartar a utilização de pen-drives e cartões SD de memória como dispositivo de backup... ainda mais que estes dispositivos estão com cada vez maior capacidade, já sendo encontrados pen-drives com 256 GB e cartões de memória SD de 128GB (nestes casos, cuidado com os produtos FALSOS... será motivo de outro artigo).
Alguns profissionais já possuem tanta coisa para guardar em backup (imagens, videos, etc), que já estão utilizando até dispositivos maiores, para backup em rede com "arrays externos" de disco:
Lenovo Ideacenter
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Bom, ainda teremos muito a conversar sobre backup... sei que muitos não tem o mínimo interesse pelo assunto, mas isto só acontece porque ainda não tiveram o dissabor de perder conteúdo irrecuperável em uma situação de defeito em disco ou situação similar. O valor do backup só será sentido no dia que ele seja necessário, afora isso, é só trabalho adicional para o nosso dia-a-dia, por isto, para minimizar possíveis problemas e diminuir o trabalho o ideal é: planejar e automatizar!
Irei dar continuidade a este assunto com a apresentação de alguns dos ítens que listei acima de modo genérico, com artigos específicos (HD Externo, programa de backup, conteúdo de backup), podendo então considerar este artigo como uma introdução!
Comecem a pensar melhor no seu backup!!!

Informações tirada do Site Boa Dica



Como Limpar Sujeira do teu Micro?

Seu Micro está lento ou travando toda hora?Pode ser que você esteja precisando fazer uma boa limpeza...
Veja como é simples...
1° passo
1) Clique no botão INICIAR e depois em DOCUMENTOS se estiver como na figura abaixo... este é um dos problemas...
2) clique em INICIAR e em CONFIGURAÇÕES E DEPOIS EM BARRA DE TAREFA E MENU INICIAR, como na figura abaixo:
3) Irá aparecer uma janela como a que está abaixo:

então clique na aba PROGRAMAS DO MENU INICIAR e irá ver uma tecla LIMPAR, clique nela e depois APLICAR e dê OK...

volte no INICIAR e DOCUMENTOS e com certeza estará como na imagem abaixo,ISTO É TUDO LIMPO...
2° passo
1) Agora clique com o botão direito do mouse em cima do ícone do Internet Explorer na área de trabalho e depois clique em propriedades, como na imagem abaixo:

2) Irá abrir uma tela, como a abaixo, clique em EXCLUIR ARQUIVOS...
irá abrir outra janela perguntando se você deseja excluir os arquivos que estão no Temporary, antes de clicar em OK... marque a opção que diz que é para excluir os arquivos off-line também...
3° Passo
1) Clique em INICIAR/DOCUMENTOS para verificar se existe muita coisa na área de transferência, se estiver como na figura abaixo, é bom limpar:
2) Clique novamente em INICIAR / CONFIGURAÇÕES / BARRA DE TAREFAS E MENU INICIAR
3) Irá abrir uma janela, como na imagem abaixo... Clique na aba acima emPROGRAMAS DO MENU INICIAR e depois em LIMPAR, aí basta dar um OK... seu micro está devidamente limpo...
 

Estas limpezas devem ser feitas pelo menos uma vez ao dia... principalmente se você usa muito a internet como eu.
Ainda não se esqueça, de pelo menos uma vez na semana, de fazer o Scandisk Completo e a Defragmentação... Demora um pouco, mas seu micro merece e você vai navegar melhor...



Resolvendo Problema do USB não Reconhecido

As portas USB são utilizadas para todos os tipos de conexão de hardware com o computador, desde pen-drives, até impressoras. O fato é que estas entradas tornaram-se genéricas, ou seja, com muitos componentes compatíveis com a sua entrada.
O sufoco começa, quando estas portas simplesmente deixam de funcionar de uma hora para outra, e quando é conectado um dispositivo no computador é exibido uma mensagem que não ajuda em nada a situação.

Dispositivo USB não reconhecido

A seguir irei apresentar alguns dos possíveis problemas que podem estar ocorrendo com seu computador e as possíveis soluções para eles.
  • Problema temporário do sistema operacional: Muitas vezes este é um problema temporário, que poderá ser facilmente resolvido reiniciando o Microsoft Windows.
  • Problema no dispositivo: Nestes casos o dispositivo que foi conectado poderá estar apresentando algum problema. A solução na maioria das vezes é a troca do equipamento defeituoso.
  • Problema da porta: Pode ter acontecido de uma das suas portas ter queimado, para resolver este problema você terá ou que substituir os componentes da porta ou utilizar uma outra porta do computador, pois geralmente o computador possui mais de uma porta deste tipo.
  • Problema na configuração de BIOS: A reclamação mais recorrente, é de que as portas USB funcionavam normalmente em um dia, e no outro simplesmente pararam todas de funcionar. Para resolver este problema, se você conhece um pouco de configuração de BIOS, poderá modificar as configurações para que as portas voltem a funcionar. Agora se você tem alguma dificuldade quanto a isso (acredite em alguns computadores também tive dificuldades para reconfigurar), você poderá resolver de um jeito bem fácil, basta abrir o computador e retirar a pilha/bateria que esta acoplada a placa mãe, esta pilha é responsável por guardar as configurações da BIOS, deixe esta pilha fora do computador por uns 5 minutos e volte a recolocar, provavelmente quando você re-ligar o computador tudo estará funcionando.
Caso os procedimentos citados aqui não tenham efeito no seu computador, você poderá deixar um comentário pedindo ajuda. Só peço que seja o mais explicativo possível, para que consigamos avaliar bem a sua situação.


Teste o teu Antivirus

Tá com um antivírus no computador, mais você tem certeza que esse seu antivírus está mesmo protegendo o seu computador? aqui vai uma dica interessante que você pode testar seu antivírus apenas com um código. Pois vale lembrar se você colocar esse código e o antivírus não apitar... Vai correndo e troca de antivírus ou atualiza o qual você usa. Este código não é nem um vírus, apenas o antivírus reconhece como vírus

Para testar seu antivirus abre o bloco de notas e cole o seguinte código

X5O!P%@AP[4P\ZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

Agóra clica em "Arquivo/Salvar" escolhe um local para salvar (de preferencia na área de trabalho) e salve com o nome "testevirus.com" (sem aspas), Pode ser qualquer nome mais terá que ter no final ".com" e clica em salvar. Feito isso logo o antivírus vai apitar!. Não apito? vá até o local onde você salvo, la vai está o ícone do "testevirus.com" de dois cliques, se mesmo assim o antivírus não tiver apitado, faz o que aconselhei acima.






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